sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CAMARA APROVA SEU NOVO REGIMENTO INTERNO

       Na sessão do dia 22 de setembro foram discutidos vários assuntos, mas o que merece destaque é a aprovação do Projeto de Resolução nº 007/2011 que estabelece o Regimento Interno da Câmara de Vereadores que finalmente depois de muitas discussões e foi aprovado por unanimidade.
       Dentre as inovações do referido Regimento Interno podemos destacar a organização dos assuntos do mesmo que leva em conta a tramitação das proposições do inicio ao fim. Com relação às mudanças práticas houve a redução do período de recesso que passou de 16 de dezembro a 31 de janeiro, voltando às atividades legislativas no dia 1º de fevereiro.  Além dessas mudanças podemos citar as seguintes alterações:
a)    O período das comunicações foi dividido em três partes, a saber: a primeira, sem apartes, aos informes da Presidência por cinco minutos, aos líderes partidários também por cinco minutos e aos Vereadores, por cinco minutos, inscritos para falar sobre assuntos estranhos a Ordem do Dia; a segunda parte será destinada aos Vereadores, não inscritos na primeira parte, por dez minutos cada para falar de assuntos de seus interesses e finalmente a terceira parte que ficou destinada a Tribuna para a Expressão Popular, que foi uma proposição do Vereador Alan Bastianello Kroth, na qual a população ou representantes de comunidades terão a oportunidade de, na ultima sessão de cada mês, se manifestar sobre assuntos de interesse público, dando assim oportunidade para que a população traga a Casa Legislativa assuntos relevantes para discussão.
b)    Com relação aos pareceres exarados pelas Comissões os mesmos deverão ser expedidos em um prazo máximo de 30 dias, para proposições com tramitação normal, e em sete dias para as proposições em regime de urgência após o protocolo das proposições junto a Presidência das Comissões;
c)    O Poder Executivo só poderá enviar a Casa Legislativa mensagens aditivas as proposições já protocoladas. Caso a intenção seja a de retificar ou suprimir algo, o Poder Executivo deverá retirar o projeto da Casa e reenviá-lo já com as retificações, obedecendo ao demais tramites legais;
d)    Com relação aos prazos os mesmos foram adaptados para sete dias ou múltiplos de sete, tendo em vista que as sessões ordinárias se realizam de sete em sete dias.
            
   Durante as discussões os Vereadores colocaram que, com a aprovação do referido Regimento Interno, a Casa Legislativa vai poder praticar seus atos com mais segurança, pois a clareza com que foi redigido facilitará a pesquisa e esclarecimento das duvidas suscitadas.

Por: Luciano Saidelles Rossi
Assistente Legislativo CV

PROPOSIÇÕES APROVADAS NA SESSÃO DO DIA 29 DE 09

         Na sessão do dia 29 de setembro foram discutidas e aprovadas as seguintes proposições:


Emenda a Lei Orgânica nº 006/2011 que altera dispositivos dos artigos 26, 27, 29, 31, 36, 46, 59B, 74 e 131 da Lei Orgânica Municipal.
Emenda supressiva nº. 001/2011 ao artigo 2º do projeto de lei nº. 11/2011 que denomina Rua das Guajuviras uma rua na sede do Município.
Projeto de Lei nº. 011/2011 do Poder Legislativo que denomina Rua das Guajuviras uma rua na sede do Município.
Emenda supressiva nº. 001/2011 ao artigo 2º do projeto de lei nº. 12/2011 que denomina Travessa das Pitangueiras uma travessa na sede do Município
Projeto de Lei nº. 0122011 do Poder Legislativo que denomina Travessa das Pitangueiras uma travessa na sede do Município.
Pedido de Providencia nº. 39/2011 do Vereador Jorge Alberto Pereira Saidelles da bancada do DEM o qual pede que a Administração Municipal determine à Secretaria de Obras e Meio Ambiente determine as seguintes providencias:
a) Que seja colocada 01 (uma) carga de pedra em frente à propriedade do Sr. Albino Correia na localidade de Capão Grande;
b) Que seja feito o conserto de 01 (uma) luminária em frente à residência do Sr. Orípio Lorenço na localidade de Capão Grande.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PREGÃO PRESENCIAL Nº 009/2011

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREDORES DE
DILERMANDO DE AGUIAR


AVISO  DE  LICITAÇÃO

     PREGÃO PRESENCIAL Nº 009/2011
             O Presidente da Câmara de Vereadores TORNA PÚBLICO para conhecimento dos interessados, que às 10h00min do dia 07 de outubro de 2011, na sala do Departamento de Compras e Licitações, do prédio da Prefeitura Municipal, será realizada Licitação na modalidade de Pregão Presencial, Visando a Contratação de empresa para serviço de confecção e instalação de Esquadrias na obra em anexo ao prédio da Câmara de Vereadores de Dilermando de Aguiar/RS.
             O Presente Edital encontra-se disponível junto a Prefeitura Municipal e na página eletrônica do município: www.dilermandodeaguiar.rs.gov.br.
             Mais informações serão prestadas aos interessados no horário das 08h00 às 12h00min e das 13h00min às 17h00min junto a Prefeitura Municipal, ou na Câmara de Vereadores pelos telefones: (55) 3612-4207 e 3612-4252.

Dilermando de Aguiar, 28 de Setembro de 2011


Adão Escobar da Trindade
Presidente da Câmara de Vereadores